sexta-feira, 13 de junho de 2008

Descubra as cinco pedras que revelam alguns de seus pilares fundamentais



DEBATE:É preciso reconhecer que não há só uma cor no mundo, nem tampouco uma só idéia.

CONSENSO OU DISSENSO: Nem sempre a política produz consenso e nem sempre a diferença vira divergência. A vontade da maioria pode conviver com as idéias da minoria. Vermelho e azul às vezes se juntam, dando vida ao roxo, que simboliza aqui o consenso. Mas também podem conservar-se como vermelho e azul.

INFORMAÇÃO:É preciso conhecer as idéias presentes na arena política, para que você saiba qual é a sua cor e a dos outros interessados. Sem informação livre e variada, é impossível saber a favor do que ou contra o que você está lutando.

CONTROLE SOCIAL DO ESTADO:Nesse aspecto, é fundamental para a democracia a fiscalização sobre os agentes e as instituições públicas, exercida por órgãos da própria estrutura do governo, pela sociedade e, especialmente, pela imprensa.

TOLERÂNCIA:É preciso admitir que todos têm direito a suas próprias cores e idéias.

SE LIGA!!!!!!!!!!!



Está escrito em nossa Constituição: somos iguais perante a lei e vivemos numa sociedade pluralista. Mas o que isso significa?

Democracia é algo sempre em construção.
O racismo é crime inafiançável, ou seja, a pessoa que o pratica não pode livrar-se de pena por meio de fiança, de dinheiro. O crime é também imprescritível, isto é, quem o comete não fica livre da responsabilidade depois de um determinado tempo. A pena para quem pratica o racismo é a cadeia. Ricos ou pobres, negros ou brancos, todos são iguais perante a lei.

Democracia pressupõe aceitação das diferenças, e nela há um lugar para as divergências e os conflitos.
Democracia é uma via de mão dupla com direitos e deveres.
Exige liberdade, igualdade e fraternidade, além de direitos sociais, econômicos e políticos, mundialmente reconhecidos graças às conquistas dos movimentos sociais e políticos.
Mas direito e dever são como o dia e a noite: um não existe sem o outro. Uma lei, por exemplo, é feita para todos, e é nosso dever cumpri-la. Preservar o patrimônio público, pagar impostos, nos submetermos a concurso para ocupar cargo público, acatar as decisões da Justiça, respeitar as autoridades, as instituições, o trabalho dos fiscais e dos agentes de segurança, as filas, os sinais de trânsito, os horários de silêncio, são deveres democráticos
.