quarta-feira, 2 de julho de 2008

YAHOO-PERGUNTAS RESPONDIDAS


A partir de que momento histórico surgiu a raça branca e de onde ?

Pergunto o seguinte: Pela bíblia e livros antigos, não se falava da raça branca ou ariana. Como ela surgiu no cenário mundial e porque são tão evoluidas perante as demais?. Pergunto como ignorante, sem nenhum conceito ou preconceito. Queria saber de onde esse povo surgiu. Pois pelo que sei só se falam deles na idade média.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Vou tentar te responder segundo o que aprendí na faculdade e o que ainda lembro. Sem falar de religião ou conceitos de cor e raça.Segundo se diz, os primeiros hominídeos surgiram na áfrica, em razão do clima quente e com muita luz, teriam a pele escura. Com os processos migratórios para regiões mais frias e com menos incidência solar, gradativamente foi ocorrendo o clareamento da pele, e claro, algumas mudanças genéticas.A questão do cabelo, citado por um colega, foi mais uma adaptação do corpo ao clima quente das regiões equatoriais. O cabelo crespo retém melhor a humidade e ajuda na troca de calor no couro cabeludo, área por onde se perde mais calor.A melanina é a responsável pelo escurecimento da pele, e é produzida como forma de defesa do corpo à luz. Onde há pouca luzsolar direta, o corpo produz menos melanina para a pele.Espero ter ajudado.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Descubra as cinco pedras que revelam alguns de seus pilares fundamentais



DEBATE:É preciso reconhecer que não há só uma cor no mundo, nem tampouco uma só idéia.

CONSENSO OU DISSENSO: Nem sempre a política produz consenso e nem sempre a diferença vira divergência. A vontade da maioria pode conviver com as idéias da minoria. Vermelho e azul às vezes se juntam, dando vida ao roxo, que simboliza aqui o consenso. Mas também podem conservar-se como vermelho e azul.

INFORMAÇÃO:É preciso conhecer as idéias presentes na arena política, para que você saiba qual é a sua cor e a dos outros interessados. Sem informação livre e variada, é impossível saber a favor do que ou contra o que você está lutando.

CONTROLE SOCIAL DO ESTADO:Nesse aspecto, é fundamental para a democracia a fiscalização sobre os agentes e as instituições públicas, exercida por órgãos da própria estrutura do governo, pela sociedade e, especialmente, pela imprensa.

TOLERÂNCIA:É preciso admitir que todos têm direito a suas próprias cores e idéias.

SE LIGA!!!!!!!!!!!



Está escrito em nossa Constituição: somos iguais perante a lei e vivemos numa sociedade pluralista. Mas o que isso significa?

Democracia é algo sempre em construção.
O racismo é crime inafiançável, ou seja, a pessoa que o pratica não pode livrar-se de pena por meio de fiança, de dinheiro. O crime é também imprescritível, isto é, quem o comete não fica livre da responsabilidade depois de um determinado tempo. A pena para quem pratica o racismo é a cadeia. Ricos ou pobres, negros ou brancos, todos são iguais perante a lei.

Democracia pressupõe aceitação das diferenças, e nela há um lugar para as divergências e os conflitos.
Democracia é uma via de mão dupla com direitos e deveres.
Exige liberdade, igualdade e fraternidade, além de direitos sociais, econômicos e políticos, mundialmente reconhecidos graças às conquistas dos movimentos sociais e políticos.
Mas direito e dever são como o dia e a noite: um não existe sem o outro. Uma lei, por exemplo, é feita para todos, e é nosso dever cumpri-la. Preservar o patrimônio público, pagar impostos, nos submetermos a concurso para ocupar cargo público, acatar as decisões da Justiça, respeitar as autoridades, as instituições, o trabalho dos fiscais e dos agentes de segurança, as filas, os sinais de trânsito, os horários de silêncio, são deveres democráticos
.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

RACISMO CONTADO AS CRIANÇAS




..."Reconhecer que os outros não têm a mesma cor da nossa pela é também ser diferente, mas não é ser melhor, mais inteligente ou superior. Tal como ser negro, mulato, amarelo ou vermelho não é ser ladrão ou assassino. É claro que há negros e ciganos maus. Muito maus mesmo. Mas também há muitos brancos que são tudo isto, que têm tanta maldade que são capazes de praticar os actos mais selvagens, mais bárbaros. Portanto, a maldade não é uma questão de raça,de cor da pele. Infelizmente, há homens maus por todo lado, em todos os países, entre todas as raças. Do mesmo modo que, felizmente, a grande maioria das pessoas são gente boa,em todos os países e continentes, em todas as etnias e todas as raças." ...

P.S:livro sobre a autoria de GEORGES JEAN

sexta-feira, 9 de maio de 2008

TESTE A SUA CONSCIÊNCIA




. Se eu pudesse nascer de novo, preferiria nascer branco/negro (a).
sim
não
.Quando entro em um local público e olham para mim, penso que é porque sou negro (a)/branco/a.
sim
não
. Prefiro ir a lugares frequentados por negros/brancos, pois me sinto mais à vontade.
sim
não
. Fico sem graça quando vejo alguém referindo-se a um negro/branco com desprezo.
sim
não
. Quando contam uma piada sobre negros/branco, fico quieto (a).
sim
não
. Os negros/branco só se dão bem na música e no desporto.
sim
não
.As pessoas mais bonitas são as loiras de olhos azuis.
sim
não
. Os negros/branco não sabem aproveitar as chances que têm para melhorar de vida.
sim
não

segunda-feira, 21 de abril de 2008

TRÁFICO DE MULHERES....NÃO DEIXE ACONTECER!


O Soroptimismo Internacional apoia as Convenções das Nações Unidas que fazem referência à Escravidão e ao Tráfico, a convenção sobre a eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), a Convenção da Organização Internacional do Trabalho, bem como a Declaração de Dhakka, de 1998. O Soroptimismo Internacional pressiona os governos e a comunidade internacional a condenar o tráfico como uma violação dos direitos humanos, bem como a trabalhar em parceria com as Organizações Não Governamentais para:
-Desenvolver, ratificar e realizar convenções internacionais que se destinem à prevenção e supressão do tráfico de mulheres e de crianças com o objetivo de exploração sexual. E, ainda, apoiar a educação pública sobre o tráfico, bem como o estudo de estratégias de prevenção.
- Providenciar assistência às vítimas do tráfico e o encorajamento de suas famílias no sentido de que processem seus algozes e sejam devidamente indenizadas.
-Incentivar a elaboração de leis que concedam refúgio, asilo e proteção às vítimas do tráfico e/ou exploração sexual.
-Lutar pela execução das leis que punam severamente aqueles que se beneficiam com o comércio da exploração sexual de mulheres e de crianças, incluindo prostituição, turismo sexual, pornografia, casamentos por procuração e exploração via internet.
- Despertar a consciência da comunidade com relação a todos os aspectos da exploração sexual e do tráfico através da educação e de serviços de saúde trabalhando em estreita colaboração com todos os setores do judiciário, visando a aplicação das leis.
- Assegurar que todos aqueles que proverem serviços para as vítimas sejam devidamente protegidos.
-Estimular a participação das pessoas e da mídia no desenvolvimento de serviços adequados de prevenção.
-Ajudar na proteção, apoio e reabilitação das vítimas do tráfico, providenciando alojamento, aconselhamento e informação, no idioma das mesmas, relativa aos seus direitos legais; além de acompanhamento médico-psicológico, emprego, educação e oportunidades de treinamento. Tudo isto dentro do maior grau de sigilo.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Não ao Racismo - Viva o Desporto a Cores


O PSD entregou no Parlamento um projecto de resolução com recomendações ao Governo no âmbito do combate ao racismo no desporto, como a proibição de entrada em recintos desportivos de adeptos que anteriormente tenham incitado a discriminação.
"Ultimamente, temos assistido a actos de incitamento ao racismo . Há que despertar as consciências e acabar com estas práticas", é referido no diploma que deu entrada no Parlamento.Salientando a contribuição do desporto para "a integração e coesão social", o PSD apresenta uma série de recomendações aos Governo para combater o "racismo, xenofobia e outras formas de discriminação", nomeadamente a "criação urgente de um registo dos infractores punidos" por actos dessa natureza.Além da criação deste registo, o PSD defende o estabelecimento na lei da "proibição de entrada em recintos desportivos a todos os que se envolvam em práticas de incitamento ao racismo, xenofobia e outras formas de discriminação".
Outros aspectos a avaliar, refere ainda o PSD no diploma, deverão ser "a repressão ao entoar de cânticos racistas ou xenófobos", a proibição do apoio, por parte dos promotores do espectáculo desportivo, a grupos organizados de adeptos que adoptem sinais, símbolos e expressões que incitem à violência, ao racismo e à xenofobia ou a qualquer outra forma de discriminação.
O futebol atrai multidões, desperta paixões, movimentando milhões de adeptos em todo o mundo e é um factor de aproximação dos povos, de todas as raças, credos e origens sociais, ou seja, é escola de tolerância, de solidariedade, factor de aproximação humana, portador de elevados valores morais que o transformam num meio de educação excepcional e um factor insubstituível na integração social", acrescentam os deputados
.