sábado, 5 de julho de 2008

Arbour sublinha falta de progresso contra a discriminação racial (Português para a África)


Alta Comissária da ONU (foto) diz que leis nacionais para eliminar o racismo são inadequadas e insuficientes em muitos países.
Cadija Tissiani, Rádio ONU em Nova York*.


A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Louise Arbour, afirmou que o esforço global para eliminar a discriminação racial não tem avançado como deveria. Ela atribuiu o pouco progresso ao facto dos governos não reconhecerem a existência do fenómeno do racismo.

Em discurso durante a primeira reunião preparatória para a 2ª Conferência Mundial contra o Racismo, Arbour destacou que as leis nacionais para assegurar o fim da discriminação racial são inadequadas e insuficientes em muitos países. Como consequência, os grupos vulneráveis continuam a sofrer agressões e injustiças. Racismo A segunda edição da Conferência Mundial contra o Racismo, marcada para o próximo ano, em Durban, na África do Sul, vai rever os progressos alcançados na implementação da declaração adoptada na Conferência de 2001. A revisão do processo vai ajudar a identificar medidas concretas e iniciativas para combater e eliminar o problema. Segundo Louise Arbour, o evento será uma oportunidade para governos, sociedade civil e Nações Unidas renovarem a sua determinação e empenho na luta contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada. O Alta Comissária enfatizou também a necessidade de uma nova dinâmica para eliminar a discriminação racial. Ela acrescentou que a aplicação efectiva dos direitos de igualdade e não discriminação devem ser responsabilidade dos Estados. A ronda de reuniões do Comité Preparatório para a Conferência de 2009 foi aberta na segunda-feira, em Genebra. Apresentação*: João Duarte, Rádio ONU em Nova York.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

YAHOO-PERGUNTAS RESPONDIDAS


A partir de que momento histórico surgiu a raça branca e de onde ?

Pergunto o seguinte: Pela bíblia e livros antigos, não se falava da raça branca ou ariana. Como ela surgiu no cenário mundial e porque são tão evoluidas perante as demais?. Pergunto como ignorante, sem nenhum conceito ou preconceito. Queria saber de onde esse povo surgiu. Pois pelo que sei só se falam deles na idade média.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Vou tentar te responder segundo o que aprendí na faculdade e o que ainda lembro. Sem falar de religião ou conceitos de cor e raça.Segundo se diz, os primeiros hominídeos surgiram na áfrica, em razão do clima quente e com muita luz, teriam a pele escura. Com os processos migratórios para regiões mais frias e com menos incidência solar, gradativamente foi ocorrendo o clareamento da pele, e claro, algumas mudanças genéticas.A questão do cabelo, citado por um colega, foi mais uma adaptação do corpo ao clima quente das regiões equatoriais. O cabelo crespo retém melhor a humidade e ajuda na troca de calor no couro cabeludo, área por onde se perde mais calor.A melanina é a responsável pelo escurecimento da pele, e é produzida como forma de defesa do corpo à luz. Onde há pouca luzsolar direta, o corpo produz menos melanina para a pele.Espero ter ajudado.